Este é um convite para PENSANTES que transformam o o estudo, a pesquisa, o dialogo e a reflexão, individual e coletiva, sobre as mais diversas questões relacionadas a natureza, ao meio ambiente, a vida em sociedade e a ação (des) humana no planeta Terra em interessantes momentos de aprendizagem e de construção de uma sociedade mais ética e justa "para todos", pois como dizia o grande mestre Paulo Freire, "Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."

sexta-feira

ESCOLA MUNICIPAL URBANA “FREI EUGENIO”
“O Homem Construtor de Sua Caminhada”

PROJETO UBERABA – NOSSA CIDADE, NOSSO LUGAR: ESPAÇOS E PERSPECTIVAS

JUSTIFICATIVA

Uma das competências da escola é promover o conhecimento mediante a construção de conceitos relacionados a cultura, memória e reconhecimento do lugar em que se vive e, de como este lugar se insere na sociedade global.
Nesse sentido, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias que despertem, em todos os envolvidos com a educação escolar, o sentido de pertinência ao seu lugar, a noção da dinâmica social de produção do espaço e, em especial, a compreensão da ação humana como transformadora da natureza. O que nos conduz à percepção de nosso papel de sujeitos históricos/geográficos na construção da realidade – de ontem, de hoje e de amanhã.
Assim, o presente projeto se justifica pela necessidade de, como sujeitos – alunos e professores, possibilitarmos, na escola, a permanente construção e (re) construção de conceitos históricos, geográficos, éticos, sociais e culturais relacionados à constituição da cidade como o “nosso lugar”, de maneira a contribuir para a percepção do sentimento de “pertença” e do nosso papel como sujeitos dessa história em permanente construção.

OBJETIVO GERAL
Contextualizar o momento de comemoração do aniversário de Uberaba mediante o desenvolvimento de atividades que possibilitem, aos alunos, a compreensão do conceito de construção do espaço geográfico e de que esta construção se dá ao longo do processo histórico de ocupação - ação humana, e a intensa transformação da natureza.


OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Possibilitar uma maior compreensão da Geografia por meio da elaboração de conceitos relacionados à compreensão de que a ação humana transforma a natureza e constrói o espaço geográfico;
• Promover a construção de conhecimentos sobre a história local mediante o desenvolvimento de atividades interdisciplinares (Geografia, História e Matemática);


DESENVOLVIMENTO

As atividades propostas, conforme cronograma, foram desenvolvidas com a participação das professoras Valéria Freitas, geografia, Valéria Ciabotti, matemática, Mary Soares e Maria Irene, história, nas turmas abaixo relacionadas, no período de 03 a 27 de março de 2010.

MATERIAIS

Textos informativos. Hino de Uberaba, fotos e imagens antigas da cidade, vídeo, câmeras digitais, computadores com Internet, livros didático, papel A4 colorido, lápis de cor, réguas, mapas, entre outros.


ESTRATÉGIAS/CRONOGRAMA
3 a 5/03/2010 Observação de fotos que registram a modificação da paisagem natural e a construção do espaço geográfico; Professora Valéria Freitas
5ª A, 6ª A, B, C, D, E, 7ª A
08/03/2010 Palestra e vídeo sobre a história de ocupação do município com a Professora Ms Marise Diniz, do Arquivo Público; Professoras Valéria Freitas, geografia,Maria Irene, história.
9 a 16/03/2010 Estudo de textos, Hino de Uberaba e elaboração de desenhos (histórias em quadrinhos), a partir de gravuras e fotos que registram estas mudanças e as alterações na paisagem; Professora Valéria Freitas 5ª A, 6ª A, B, C, D, E,

17/03/2010 Presença na apresentação no Cine Vera Cruz – Departamento de Projetos Especiais, relacionada ao aniversário da cidade;Professora Valéria Freitas, geografia e professora Mary Soares, história. 6ª B e 7ª A
18/19/03/2010 Atividade Interdisciplinar: Uberaba 190 anos – a construção do espaço geográfico ao longo dessa história - desenvolvimento de atividades interdisciplinares com as Professoras Valéria Freitas, geografia; Valéria Ciabotti, Matemática; Mary Soares e Maria Irene, História;
24/03/2010 Atividade Interdisciplinar: Espaços e Perspectivas
Desenhos em perspectiva, a partir de gravuras e fotos de Uberaba antiga, que registram as mudanças e as alterações na paisagem; Professora Valéria Freitas, Geografia e professora de Matemática, Valéria Ciabotti com a turma da 7ª A;
24 a 26/03/2010 Uberaba em Dados: pesquisa no laboratório de informática para levantamento de informações e elaboração dos relatórios com registro, análise e conclusão sobre os conhecimentos construídos ao longo do projeto. Professora Valéria Freitas e turmas das 6ª séries A, B, C, D, E;

25/03/2010 Visita ao Arquivo Público de Uberaba - MG; Professoras Valéria Freitas, geografia e Maria Irene, história.
27/03/2010 Culminância na escola: painel com fotos do Arquivo Público, relatórios e desenhos produzidos pelos alunos nas aulas, para visitação das famílias e comunidade da EMUFE - Escola Municipal Urbana Frei Eugênio - Professora Valéria Freitas e alunos das turmas envolvidas;
AVALIAÇÃO
Todas as atividades foram planejadas e desenvolvidas com o objetivo maior de possibilitar a observação permanente do envolvimento e participação dos alunos na proposta de trabalho, da atitude de pesquisa para a construção de novos conhecimentos, do compromisso e autonomia para com a própria aprendizagem e da capacidade de trabalhar em duplas/grupos.
A construção de conhecimentos será avaliada mediante a elaboração de um relatório, desenhos e histórias em quadrinhos, de maneira a registrar a compreensão dos conceitos trabalhados em relação à representação da ação humana na ocupação do espaço, transformação da natureza e construção do espaço geográfico.

Obs. Conforme registrado em relatórios dos alunos as atividades propostas foram interessantes, e contribuíram, entre outras coisas, para que:
- “soubesse das coisas que aconteceram antes da gente nascer”... 6ªC
- Que Uberaba fazia parte de Goiás”...; 6ª B
- “Que Uberaba era um espaço natural, que com a chegada das pessoas virou um espaço geográfico”... 6ª A
- “Que antigamente a Av. Leopoldino de Oliveira tinha um esgoto (córrego) no seu meio e hoje é tampado...” 6ª D
-“Eu fui no Arquivo Público e vi umas coisas muito interessantes e fiquei impressionado demais com as coisas antigas e de luxo”. 6ªC