Este é um convite para PENSANTES que transformam o o estudo, a pesquisa, o dialogo e a reflexão, individual e coletiva, sobre as mais diversas questões relacionadas a natureza, ao meio ambiente, a vida em sociedade e a ação (des) humana no planeta Terra em interessantes momentos de aprendizagem e de construção de uma sociedade mais ética e justa "para todos", pois como dizia o grande mestre Paulo Freire, "Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."

quarta-feira

TURMA 6ª E - 2009 - SEMINÁRIOS

TURMA 6ª E - 2009 - SEMINÁRIOS

TURMA 6ª A - SEMINÁRIOS 2009

TURMA 6ª D - 2009

TURMA 6ª E 2009 - PESQUISA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

TURMA 6ª E 2009

TURMA 6ª A - APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA

TURMA 6ª E - APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA

TURMA 6ª E - SEMINÁRIOS 2009

ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGENIO

GEOGRAFIA - TURMAS 6ª SÉRIES – 2009

PLANEJAMENTO OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRO - Professora Valéria de Freitas Oliveir

INTERVENÇÕES E OBJETIVOS:

•Apresentação, discussão e reflexão sobre a questão do “bullyng” no espaço escolar – causas e conseqüências.
•Trabalhar a construção de maior respeito ao outro, mediante a realização de duplas/grupos e apresentação de trabalhos que integrem os alunos;
•Propiciar situações de protagonismo do aluno, destacando suas habilidades, para que consigam se envolver com as questões do conteúdo e se concentrar na realização das atividades.
•Incentivar a construção de hábitos de estudo, leitura e elaboração de diferentes tipos de textos de maneira a possibilitar a construção e apresentação de idéias e opiniões próprias;
•Estimular, com diferentes atividades, o desenvolvimento de suas potencialidades, de maneira a incentivar sua capacidade de aprendizagem mediante a construção de novos conhecimentos e uma maior interação da turma.


CRONOGRAMA
TEMPO
03 aulas/semana/turma
ATIVIDADES
Trabalho de integração da turma
(01 aula/dia)
PROJETO “A paz é fruto da justiça”
Apresentação, discussão e reflexão sobre a questão do “bullyng” no espaço escolar.
Trabalho com o conteúdo curricular

(02 aulas/dia)
Planejamento de aulas no laboratório de informática
PROJETO “Viajando pelo Brasil”
BRASIL: Regiões e Complexos Regionais
Concepções, conceitos, dados e informações.

Trabalho de integração da turma
(1 aula/dia)
(01 aula/dia)
PROJETO “A paz é fruto da justiça”
Construção de dados – conceitos e preconceitos
Diversidade social e cultural e a aprendizagem da ética nas relações humanas: exercício da cidadania


Trabalho com o conteúdo curricular
(2 aulas/dia)

(02 aulas/dia)

06 a 13/11 – pesquisa e painel

16 a 20/11 – elaboração dos relatórios

23 a 27/11 - SEMINÁRIOS - APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA
PROJETO “Viajando pelo Brasil”
Roteiro de estudo e pesquisa:
Complexo Nordestino: relacionar a prática do turismo aos aspectos físicos da região;
Complexo Amazônico: identificar as práticas e atividades econômicas que ameaçam o bioma (floresta) predominante no norte do país;
Centro Sul:
- identificar e localizar em mapas o estado da região sul que sofre com o processo de desertificação do solo, decorrente de práticas inadequadas da agropecuária no passado;
- Identificar os aspectos físicos e econômicos do Pantanal Matogrossense;
- destacar as atividades econômicas, o potencial industrial e o desenvolvimento do sudeste brasileiro.

Dezembro: CULMINANCIA DAS ATIVIDADES, SEMINÁRIOS E CONFRATERNIZAÇÃO DAS TURMAS

PROJETO “Viajando pelo Brasil” - COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS

Roteiro de estudo e pesquisa (em grupos)

CONTEÙDO:

Complexo Regional Nordestino: identificar as 4 regiões que integram o Nordeste (Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte) e relacionar a prática do turismo aos seus aspectos físicos;
Complexo Regional Amazônico: identificar as práticas e atividades econômicas que ameaçam o bioma (floresta) predominante no norte do país;
Complexo Regional Centro Sul:
- identificar e localizar em mapas o estado da região sul que sofre com o processo de desertificação do solo, decorrente de práticas inadequadas da agropecuária no passado;
- Identificar os aspectos físicos e econômicos do Pantanal Matogrossense;
- destacar as atividades econômicas, o potencial industrial, o desenvolvimento do sudeste brasileiro e sua relação com os índices de qualidade de vida da população (dados sobre empregos, segurança, saúde, educação) e a violência urbana expressa nas manchetes diárias.

MATERIAL: Livro de geografia da turma, outros livros, revistas, jornais, câmera fotográfica (fotos e vídeos) computadores e Internet,

ESPAÇOS: salas de aula, biblioteca e laboratório de informática;

DESENVOLVIMENTO:
1. Construção de um painel temático: Brasil diverso, complexo e contraditório – com recorte de jornais e revistas, caracterizando os aspectos culturais, econômicos e sociais de cada região e/ou complexo regional;
2. Pesquisa e elaboração de relatórios com introdução, análise e conclusão sobre os conhecimentos construídos;
3. Apresentação de Seminário (grupos de pesquisa); (2ªf – B e C; 4ªf A e D, 6ªf E)
4. Blog Pensantes da EMUFE – postagem do material de apresentação, relatórios e fotos das turmas, ao longo do desenvolvimento do trabalho.
http://pensantesdaemufe.blogspot.com

AVALIAÇÃO:
*Serão observadas permanentemente o envolvimento, a participação e à construção de novos conhecimentos e de atitudes mais éticas, relacionadas ao trabalho desenvolvido com o PROJETO “A paz é fruto da justiça”.

TURMA 6ª E - SEMINÁRIOS - COMPLEXOS REGIONAIS

TURMA 6ª E

TURMA 6ª D

TURMA 6ª C - ESTUDANDO OS COMPLEXOS REGIONAIS

6ª B - CONSTRUÇÃO DO PAINEL TEMÁTICO - COMPLEXOS REGIONAIS

SEMINÁRIOS - COMPLEXOS REGIONAIS


TURMA 6ª A - MATUTINO